Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

19.set.2013

como saber se a imunidade está baixa

Por Flavia Maoli 2 Comentários , , , , , , , , , , ,

Já publiquei esse texto aqui no Além do Cabelo, mas tenho visto que muitas pessoas pesquisam “como saber se minha imunidade está baixa” ou “como aumentar a imunidade” aqui no blog, por isso decidi repostá-lo, com algumas alterações.

COMO SABER SE A IMUNIDADE ESTÁ  BAIXA

A melhor maneira de saber como anda a imunidade é fazer um exame de sangue. Durante a quimio, os médicos costumam pedir hemogramas regularmente, para poder ver a contagem de leucócitos, neutrófilos, plaquetas, e outros tipos de células do sangue. Esses números ajudam a saber como vão as coisas, se o corpo está se recuperando da quimio, etc.

adc hemo

Quando estamos com a imunidade baixa, ficamos mais propensos a gripes, resfriados, aftas, herpes, dores pelo corpo e na garganta, etc. Todo mundo já teve alguma dessas perebas durante uma semana estressante, em um momento de tristeza ou simplesmente por ter se exposto à chuva ou ao frio. Durante a quimio, essas perebas acontecem com mais facilidade, porque nossa imunidade está sempre baixa. É muito comum ter mucosite (vulgo sapinho), sangramento nasal, ficar indisposto… Quando isso acontece, o ideal é avisar o médico oncologista o mais rápido possível, antes que o quadro se agrave.

Quem nunca se sentiu assim, né?

O problema é que nem sempre a imunidade dá sinal de que a coisa vai mal, e aí o que nos diz que ela está baixa são os exames de sangue (que fazem a contagem das células de defesa). Pra mim, essa era (e ainda é) uma das coisas mais difíceis de aceitar, porque muitas vezes eu estou me sentindo super bem, mas sou obrigada a ficar quieta em casa, evitando doenças. Aos poucos, fui me acostumando com a ideia, e aí nos dias em que eu sei que ela estaria baixa (normalmente o ponto mais baixo é de 7 a 10 dias após a quimio), eu já me programo pra ficar em casa relaxando, nem marco compromissos. Assim, eu evito me frustrar por ter planejado coisas que eu não vou conseguir fazer, aproveito as “férias” e, quando a imunidade me permite, saio feliz da vida pra ver o mundo! Mas só quando a imunidade me permite!

Tentar se forçar a fazer algo quando não se tem condições físicas pra isso só vai fazer você se frustrar e isso só faz baixar ainda mais a imunidade. Aproveite esses dias pra ficar em casa lendo, vendo um filme, dormindo. Dormir é muito importante pra aumentar a imunidade.

Dormir sem culpa, que delícia!

A verdade é que, durante o tratamento, não devemos descuidar da imunidade em momento algum, mesmo naqueles em que estamos nos sentindo bem e os exames estão bons. Com a quimio, doenças podem acontecem até quando a imunidade está alta, porque as medicações mexem tanto com nosso corpo que podemos ter doenças sem sintomas, o que é bastante perigoso (porque levamos mais tempo para sentir que estamos doentes). Por isso, não devemos nos descuidar em nenhum momento durante o tratamento! Ficar doente é chato, mas ficar doente durante a quimio, é mil vezes pior!!

.

.

.

. Quer mandar uma dúvida ou sugestão? Escreva para alemdocabelo@gmail.com, vou adorar responder!

- Curta a página no facebook: https://www.facebook.com/alemdocabelo

- Fonte das imagens: Google e Tumblr

Voltar

Relacionados

  • brushesMaquiagem para iniciantes: tipos de pincéis Leia Mais
  • CAUBY 01cabelo crescendo | a fase cauby Leia Mais
  • capaSempre na moda: Animal Print Leia Mais

COMPARTILHE


2 respostas para “como saber se a imunidade está baixa”

  1. José disse:

    Olá!Tudo bem?
    Eu gostei muito do post!Foi muito bom eu ficar sabendo dessas dicas pois minha mãe vai precisar fazer quimio e radio…eu creio que ela já saiu vitoriosa disso tudo,mas ela vai ter qe se cuidar mais né?!
    Parabéns pelo blog e pela iniciativa! Qe Deus te abençoe!!! :)

  2. Maria Helena Braga disse:

    A imunidade baixa também com o tamoxifeno? Por que eu tenho estes sintomas.

Deixe uma resposta