Avatar

Além do Cabelo
Câncer não é escolha. Bom humor é.

02.abr.2014

A imagem e as suas emoções

Por Flavia Maoli Nenhum comentário

Hoje vou deixar vocês com um trecho do livro Enfrentando o câncer: cuidados com a imagem pessoal, da autora mexicana Claudia García Peña.

Enfrentando o câncer: cuidados com a imagem pessoal, de Claudia García Peña, editora Senac.

Enfrentando o câncer: cuidados com a imagem pessoal, de Claudia García Peña, editora Senac.

Já indiquei o livro aqui no blog, pois a autora toca em diversos assuntos muito relevantes para quem está enfrentando o câncer: como transformar (e aceitar) sua imagem durante o tratamento, cuidados com a pele, maquiagem, perucas, lenços… o conteúdo é ótimo!

Claudia é consultora de imagem especializada em oncologia, por isso um dos pontos mais interessantes do livro (na minha opinião) é que ela enfatiza muito como a autoimagem e a autoestima são importantes nas nossas vidas – com ou sem câncer! Quando estamos lidando com uma doença fragilizadora como essa, essa percepção pessoal fica ainda mais em evidência e abalada – e por isso, não deve ser esquecida! Abaixo segue um dos trechos que eu mais gostei:

A IMAGEM E SUAS EMOÇÕES

A AUTOIMAGEM

 

A autoimagem é mais integral do que a aparência corporal. Trata-se da imagem subconsciente que temos de nós mesmos e da maneira como percebemos o conjunto das nossas características: o nosso ser físico, que inclui a imagem do corpo; o nosso ser psicológico, que compreende valores, atitudes, personalidade, talentos e habilidades; e o nosso ser social, que inclui os papéis e atividades que desempenhamos na sociedade em que vivemos. É a imagem que temos tanto do nosso interior quanto do exterior. A autoimagem controla nossa personalidade e o nosso comportamento, sendo responsável pelo que somos no momento.

Ela costuma ser afetada por aquilo que pensamos sobre nós mesmos, e tais pensamentos podem ser positivos ou negativos. Na formação dessa imagem, existe uma forte influência do ambiente em que vivemos e da resposta que recebemos das demais pessoas.

A autoimagem é um fator que pode influenciar de maneira significativa o nosso sucesso, já que somos o resultado daquilo que pensamos ser.

Nossas decisões também se refletem na forma como sentimos os demais. Visualizar a si mesmo de maneira positiva, com todas as qualidades e experiências, pode ser uma maneira eficaz de manter uma autoimagem positiva.

 

A AUTOESTIMA

É a forma como nos sentimos em relação a nós mesmos, o valor que nos atribuímos de acordo com a nossa própria imagem e com a estima que gozamos dos outros. A aprovação e a aceitação por parte das demais pessoas desempenham um papel importante no desenvolvimento da nossa autoestima. 

Aceitar-nos como somos e gostar de nós mesmos apesar de todas as imperfeições são maneiras de manter a autoestima elevada. 

Ela está intimamente ligada à nossa autoimagem ; se temos uma boa imagem de nós mesmos, sentimo-nos positivos.

O que mais importa é a maneira que você se vê!

O que mais importa é a maneira que você se vê!

Gostaram? Por isso que eu digo que investir em si mesmo, especialmente durante um tratamento chato e pesado como a quimioterapia, é o melhor negócio que podemos fazer!

Se nos deixarmos levar pela doença e assumirmos o papel de “pessoa doente” ou de “vítima do câncer”, todas nossas qualidades e outras atividades simplesmente perdem lugar e acabam sumindo!

Como a autora falou: somos resultado daquilo que pensamos ser! Essa escolha é sua: o que você quer ser? 

.

.

.

 

- Quer mandar uma dúvida ou sugestão? Escreva para alemdocabelo@gmail.com.  Vamos adorar responder!

- Curta a página no facebook: https://www.facebook.com/alemdocabelo

Siga o Instagram do Além do Cabelo no @alemdocabelo 

- Fonte das Imagens: Pesquisa no Google e reprodução capa do livro Enfrentando o Câncer: cuidados com a autoimagem. Se você é dono de alguma das imagens sem créditos, por favor entre em contato para que possamos creditá-las! 

 

 

 

 

Voltar

Relacionados

  • brushesMaquiagem para iniciantes: tipos de pincéis Leia Mais
  • CAUBY 01cabelo crescendo | a fase cauby Leia Mais
  • capaSempre na moda: Animal Print Leia Mais

COMPARTILHE


Deixe uma resposta